sexta-feira, 2 de maio de 2008

O poder do 'BETA'

Os usuários mais avançados de web, que acompanham semanalmente o lançamento de muitas startups e .com 2.0 conhecem bem o significado do termo Beta.

Este termo indica que a versão do site ou software em questão ainda não é versão final e por isso está passível a falhas. Normalmente as versões betas eram mantidas nos bastidores de testes ou eram abertas apenas a uma pequena comunidade de testers para uma avaliação prévia.

Mas com a velocidade do mercado e a forte concorrência, toda idéia 'em tempo' é dinheiro. Por isso, os desenvolvedores preferem colocar em prática o seu negócio mesmo que ele não esteja perfeitamente acabado, e contar com termo 'beta' para assegurar que os usuários não se façam extremamente exigentes na avaliação do produto. A exemplo disto temos várias ferramentas do Google como o GMail, Agenda e até mesmo o Orkut (que está como 'beta' desde que foi lançado há mais de 5 anos).

O termo Beta portanto, além de ser uma porta aberta para as atualizações e inovações, seria também como um aviso aos navegantes: não reclame e use por sua própria conta e risco. Eu deixei bem claro que isto é um Beta.

[Yuri Lott em conversa com Sebastian Sastre]

Nenhum comentário: