quinta-feira, 29 de maio de 2008

Por uma Internet mais humana

Uma característica comum e marcante das novas .com é que todas elas apresentam um conceito moderno voltado para o público jovem, em grande parte, experiente no uso da nova tecnologia - intuitiva e mais humana.

Por isso, podemos ver com freqüência a abordagem de feed-back, ou mensagens de status do sistema, comunicado por essas empresas à sua rede de usuários. A linguagem usada é simples, direta e bem educada, sem uso de formalismos excessivos ou "gerundismos", ao contrário de outras empresas que costumam identificar seus clientes, não pelos nomes mas, por seus números de cadastro.

Abaixo temos um exemplo do Twitter - o novo fenômeno do microblog:


Twitter is over capacity.
Too many tweets! Please wait a moment and try again.


A mensagem, além de escrita de forma light, também vem acompanhada de uma ilustração com poucos traços mas de muito bom gosto. A linha gráfica traz leveza e um bom humor sutil para amenizar o descontentamento do usuário com a falha de serviço.

Os passarinhos (equipe de trabalho = twitters) carregam a grande baleia (a carga de trabalho dos servidores = atividade dos usuários) com empenho e dedicação.

Com poucas palavras, algo melhor e muito mais humano do que a tão famosa e já ultrapassada frase "Desculpem o transtorno. Estamos trabalhando para melhor serví-los".

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